O governo mexicano abriu na última semana uma nova cota de 30 mil toneladas para importação de carne de frango de países de fora do Acordo de Livre Comércio dos Países da América do Norte (USMCA), segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Conforme a entidade, exportadores brasileiros do produto devem se beneficiar da medida. A cota permite a importação sem tarifas aduaneiras e é válida para cortes com ossos e desossados, como peito, coxa, sobrecoxa e asas de frango. Para a ABPA, a alta dos preços internos do produto podem ter levado o México a facilitar compras externas.
“Há quase uma década temos construído uma forte parceria com o México, apoiando especialmente em momentos em que a oferta local enfrenta problemas para o abastecimento interno. Esta é uma parceria que tem dado certo, e que agora deve ganhar novo impulso, influenciando o saldo positivo das exportações brasileiras”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, no comunicado.
Ainda que as tarifas de importação somem 75%, de janeiro a maio deste ano, o México importou 38,3 mil toneladas de carne de frango brasileira. No mesmo período do ano passado, esse volume foi de 2,3 mil toneladas, conforme a ABPA.
(AE)