Em setembro, as exportações brasileiras de carne bovina ficaram acima de 100 mil toneladas pelo 15º mês consecutivo, relatam os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com base nos dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Trata-se de um desempenho inédito para a pecuária nacional. “A última vez que a quantidade se manteve acima desse patamar por tantos meses seguidos foi entre maio de 2006 e junho de 2007, somando uma sequência de 14 meses”, informa o Cepea.

Segundo os pesquisadores, o avanço nos embarques mensais tem reduzido a disponibilidade doméstica de carne e elevado a demanda por novos lotes de animais para abate, “o que, por sua vez, mantém firme os preços domésticos da arroba do boi gordo e, consequentemente, da carcaça negociada no mercado atacadista”.

Queda

Apesar dos dados históricos de embarques acima de 100 mil toneladas/mês, as exportações totais de carne bovina caíram quase 19% em setembro, na comparação com igual mês de 2018, para 145 mil toneladas, de acordo com a Secex.

No entanto, no acumulado de janeiro a setembro, os embarques registram aumento de 9% sobre igual período do ano passado, somando 1,22 milhão de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).