O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) medido pelo Instituto de Economia Agropecuária (IEA) caiu 1,31% em maio, sendo que a carne bovina registrou uma das principais quedas entre os itens considerados, informou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo na segunda-feira (26).
A carne bovina registrou queda de 7,21% em maio, em relação a abril, a terceira maior queda entre os itens considerados no índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas. Em relação a maio do ano passado, a queda foi de 16,15%.
O IEA disse que a queda no preço da carne bovina é reflexo da redução das exportações para a China devido ao embargo temporário que vigorou entre o fim de fevereiro e de março, que levou a uma expansão da disponibilidade da carne bovina no mercado nacional, contribuindo para reduzir as cotações da arroba do boi gordo.
O preço da carne de frango teve a sexta maior queda registrada em maio dentro do IqPR, de -2,28% ante abril. Na comparação com maio do ano passado, o declínio de preço foi de 6,71%.
Já o preço da carne suína considerado no índice teve uma elevação de 0,58% na comparação com abril e de 9,07% ante maio do ano passado.
(CarneTec)