O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, informou que a China habilitou mais seis unidades frigoríficas a exportar carne bovina ao país. “Nossas exportações continuam crescendo!”, disse Etchevehere, em sua conta oficial do Twitter. Com esses novos credenciamentos, a Argentina tem o total de 72 plantas habilitadas para exportar para o país asiático.

As indústrias Catter Meat, Exportaciones Agroindustriales Argentinas, Edgard A. Ciribe, Campo y Faena, Santa Faz e Frigorífico Hv foram beneficiadas pelo mecanismo de simplificação, acertado entre os dois países em abril deste ano, e que torna ágil o processo de habilitação das plantas.

Dados do governo argentino apontam que hoje a China é o principal comprador da carne bovina produzida no país. De janeiro a setembro, 88% do total exportado pelo país de carne congelada, de 572.115 mil toneladas foram vendidas para o país asiático. Somando todos os destinos, o governo argentino projeta comercializar 720 mil toneladas de carne bovina para o mercado externo em 2019. (AE)