O vice-prêmie da China, Hu Chunhua, informou que o país vai ter fornecimento estável de carne suína em períodos importantes de consumo como o Ano Novo Lunar, que será comemorado no fim de janeiro de 2020. A autoridade governamental disse, ainda, que o país deve atingir resolutamente a meta de recuperação da produção de suínos e estabilizar o suprimento para as próximas férias.
Hu Chunhua destacou que o governo vêm cumprindo todos os esforços para retomar a produção doméstica de suínos e garantir a segurança no abastecimento de proteínas animais. As declarações foram concedidas em uma coletiva de imprensa durante um evento de pecuária, realizado no fim de semana.
Combate ao abate ilegal
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China lançou uma ação especial, com duração prevista de três meses, para o enfrentamento do abate ilegal de suínos. Segundo a pasta, o projeto tem como objetivo garantir a segurança da qualidade da carne suína ofertada durante o Ano Novo Lunar.
De acordo com informações do governo, o programa estabelece que os Departamentos Agrícolas e Rurais locais devem incentivar as empresas de abate de suínos a cumprir efetivamente suas responsabilidades pela qualidade e segurança do produto. “Esses órgãos devem investigar rigorosamente o comportamento de abate ilegal das empresas designadas de abate de suínos e condenar o abate, processamento e gerenciamento de animais suspeitos de contaminação”, informa o comunicado do Ministério. Segundo a pasta, as empresas que violarem as regras e legislação do setor serão descredenciadas. (AE)