A BRF S.A. disse na sexta-feira (29) que menos de 1% dos trabalhadores das unidades em Lajeado (RS) e Concórdia (SC) apresentaram resultado positivo em exames de contraprova de covid-19 realizados pela companhia.
A empresa testou todos os 5.325 funcionários em Concórdia, onde 46 tiveram resultado positivo para covid-19 confirmado pelo exame RT-PCR até sexta-feira. Entre os 2.759 trabalhadores em Lajeado, 89 tiveram confirmação para o vírus. A BRF ainda esperava o resultado de 50 testes de RT-PCR para a doença em ambas as unidades.
Inicialmente, a processadora de carne de aves e suínos testou todos os trabalhadores com testes rápidos. Aqueles com resultados positivos nesses testes foram afastados e realizaram o exame RT-PCR, que serve para confirmar a contaminação pelo novo coronavírus.
Oito em cada dez casos positivos no teste rápido apresentaram resultado negativo no teste RT-PCR, que é o exame de referência para diagnóstico da pandemia e que serve de contraprova.
“Em ambas as unidades, os profissionais com diagnóstico positivo para covid-19 já estavam afastados de maneira preventiva e seguem monitorados”, disse a BRF.
A empresa disse que vem adotando ações para evitar o contágio entre funcionários e manter a produção, incluindo práticas de proteção aprovadas em um acordo assinado com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
“A BRF está atenta à evolução da pandemia e aos aprendizados em todo o mundo, para implementar com velocidade todas as medidas necessárias para preservar a saúde das pessoas envolvidas em seu contexto operacional”, disse a empresa.
Casos de coronavírus têm aumentado em frigoríficos no Brasil, desafiando as companhias a manter produção enquanto afastam funcionários contaminados e enfrentam decisões judiciais para fechamentos temporários das unidades.
A BRF já havia informado em meados de maio que pretendia contratar cerca de 5 mil trabalhadores adicionais até junho para garantir a manutenção da produção em meio à pandemia. (CarneTec)