O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) elevou para 31 o número de casos confirmados de influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no país, segundo informações atualizadas na noite de segunda-feira (12).
Os casos registrados estão no Espírito Santo (20 casos), Rio de Janeiro (8), São Paulo (1), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).
O Mapa aguardava os resultados de testes laboratoriais de outras 11 amostras coletadas, conforme os dados no portal on-line público para acompanhamento dos casos.
Nenhum caso de gripe aviária de alta patogenicidade foi identificado em aves comerciais, do setor produtivo, até agora, e o Brasil continua considerado livre da doença conforme status da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).
Um total de 1.285 investigações relacionadas à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são influenza aviária e doença de Newcastle, já foram realizadas no país. Desse total, 247 foram investigações com coleta de amostras.
As coletas de amostras para diagnóstico laboratorial ocorrem em investigações classificadas pelo Médico-Veterinário Oficial como casos prováveis de Síndrome Respiratória e Nervosa. Quando os resultados são negativos para influenza aviária e doença de Newcastle, os casos são descartados e a investigação é encerrada.
(CarneTec)