As exportações totais em março/20 devem ser divulgadas ao final desta semana pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No volume parcial, o país embarcou 87,30 mil toneladas de carne bovina in natura nos 15 primeiros dias úteis do mês.
Mas além dos dados de exportação, destaca-se o retorno das compras da China de carne bovina brasileira, o que pode impulsionar a arroba no curto prazo.
Em 2019 o gigante asiático importou aproximadamente 500 mil toneladas de proteína bovina do Brasil, as compras se concentram principalmente no segundo semestre, majoritariamente em novembro e dezembro. . Com o avanço do coronavírus e dificuldades logísticas, as compras chinesas diminuíram no início deste ano.
Nos dois primeiros meses de 2020, o Brasil enviou 279 mil toneladas de carne bovina total (in natura, industrializada e miúdos), isso representa um avanço de 0,54% ante o mesmo período de 2019. Durante este período China e Hong Kong, importaram 140 mil toneladas de proteína bovina total, acumulando alta de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado.