Milho

A Companhia Nacional de Abastecimento alterou a data do seu leilão de milho, postergando o pregão do dia 14/nov para o dia 20 de novembro. A mudança ocorre pela realização do evento da 11ª Cúpula dos países do BRICS, que acontecerá entre hoje e amanhã (13 e 14/nov).

As cotações em Chicago mostraram leve recuperação no pregão da véspera (12), com os contratos mais curtos (dez/19 e mar/20) subindo 1,15%, e recuperando os patamares registrados há 7 dias.

As altas aconteceram após o Departamento de Agricultura dos EUA anunciar forte ampliação das exportações norte-americanas, com embarques de 560 mil toneladas – mais do que o dobro frente a quantidade registrada na semana anterior (em 275 mil toneladas).

No mercado doméstico, as cotações também continuam fortalecidas, com o indicador do CEPEA passando por novo reajuste positivo de 0,32% e fechamento em R$ 43,71/sc.

Boi gordo

O abate bovino chegou a 8,35 milhões de cabeças no terceiro trimestre de 2019, avanço de 4% em relação ao trimestre anterior e alta de 0,5% quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados ontem (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes aos resultados da pesquisa Estatística da Produção Pecuária.

A produção de carcaças bovinas aumentou 8% em relação ao trimestre anterior, sendo produzidas 2,16 milhões de toneladas durante o período. Em relação ao terceiro trimestre de 2018, o aumento é de 2,1%.

O abate de aves e suínos também avançou no trimestre encerrado em setembro, foram abatidas 11,67 milhões de cabeças de suínos (+2,4%) e 1,47 bilhão de aves (+3,1%).

Segundo o pesquisador Sergio De Zen, responsável pelas pesquisas de proteína animal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a China e outros países da Ásia têm impulsionado o aumento da produção de carnes do Brasil.

Soja

Os mapas climáticos apontam chuvas acumuladas entre 25 e 50mm em grande parte das áreas produtivas brasileiras na próxima semana.

O período mais úmido deve ser registrado em grande parte do estado de São Paulo, MS, RO e no MT. A exceção fica para a região nordeste de GO e praticamente todo o MATOPIBA, onde os acumulados para os próximos dias não devem superar os 25mm.

Espera-se que as chuvas sejam mais regulares em boa parte do país a partir da metade deste mês.

O USDA também reportou as exportações semanais com o grão norte-americano, o volume de 1,33 milhão de toneladas mostrou recuo de 10% frente a semana anterior.