No dia 13 de agosto, a Administração Geral das Alfândegas, P.R. China (GACC) fez um anúncio oficial permitindo que os frigoríficos bolivianos Fridosa e Frigor exportem carne bovina congelada para a China. O anúncio chancela a entrada da Bolívia ao grupo de países latino-americanos autorizados a exportar carne bovina para o gigante asiático.
No dia 29 de agosto, o primeiro lote de carne bovina boliviana será lançado pelo Frigorífico del Oriente SA – Fridosa (Est.08-01-03-02-0003) e Matadero Frigorífico Santa Cruz S.A. — Frigor S.A..(Est.08-01-03-02-0006) como um teste piloto do comércio de carne bovina entre os dois países.
Antes da Bolívia ser aprovada pela China, a América Latina, incluindo o Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Costa Rica, México e Panamá, eram as maiores fontes de importação de carne para a China. Com o início das transações entre esses dois países, espera-se que no futuro a Bolívia passe a contribuir cada vez mais para o fornecimento de carne da América Latina para a China.
Fonte: Beef