A Bolívia autorizou a entrada de carne bovina e suína importada dos Estados Unidos, destacou nesta terça-feira (24/6) reportagem divulgada pelo portal norte-americano Feedstuffs, com base em informações da Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF, na sigla em inglês).
“Estamos empolgados com essa abertura. A Bolívia é um dos últimos mercados da América do Sul onde não tínhamos um acordo formalizado sobre certificados de exportação”, disse Cheyenne McEndaffer, diretora de serviços de exportação da USMEF. O acordo, continua a federação, é resultado de um esforço de longa data das autoridades comerciais e agrícolas dos EUA para melhorar o acesso a produtos de carne dos EUA na América do Sul.
No ano passado, a Bolívia registrou importações de carne bovina de 1.831 toneladas, principalmente do Brasil, além de pequenos volumes da Argentina. Em receita, as importações bolivianas de carne bovina somaram US$ 2,6 milhões em 2019. Por sua vez, as importações bolivianas de carne de porco atingiram 443 toneladas no ano passado, no valor total de US$ 1 milhão – quase tudo comprado do Brasil. (DBO)