O Ministério da Agricultura iniciou na segunda-feira (17), em Mato Grosso, auditoria no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) para verificar se o trabalho prestado pelo órgão é efetivo na prevenção da febre aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos e também na defesa sanitária animal como um todo. Esta auditoria é mais um passo para que Mato Grosso se torne área livre de aftosa, sem vacinação, informa nota do governo mato-grossense.

A auditoria, segundo nota do governo mato-grossense, faz parte do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários Oficiais das instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Quali-SV). Entre os objetivos, estão promover melhorias e garantir padrões de qualidade satisfatórios nos procedimentos e controles da defesa sanitária animal, baseado no monitoramento contínuo de indicadores.

A auditoria levará dez dias, quando os funcionários do ministério avaliarão todas as atividades realizadas pelo Indea, como documentos, certificações, estrutura física e capacidade técnica e operacional como um todo. As unidades avaliadas serão as de Cuiabá, de Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Campo Verde, Rondolândia e dois postos fiscais de Colniza e Vila Rica.

(AE)