O Reino Unido e a União Europeia têm apenas algumas horas para percorrer o caminho complicado até um acordo comercial que evitaria um final caótico para a crise do Brexit em menos de duas semanas, disse o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, nesta sexta-feira.
À medida que as negociações avançam, cada lado exige ao outro que ceda em meio a uma enxurrada de mensagens muitas vezes conflitantes de que um acordo ou é possível, ou está com sérios problemas ou é iminente.
Um acordo garantiria que o comércio de bens que representa metade da atividade comercial anual UE-Reino Unido — no valor de quase 1 trilhão de dólares ao todo — ficará livre de tarifas e cotas após 31 de dezembro.
“É o momento da verdade”, disse Barnier ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. “Há uma chance de se chegar a um acordo, mas o caminho para tal acordo é muito estreito.”
“Estamos em uma situação muito séria e sombria”, disse Barnier. “Temos muito pouco tempo restante, apenas algumas horas para trabalhar nessas negociações de uma forma útil se quisermos que este acordo entre em vigor em 1° de janeiro.” (Reuters)