A Aurora Alimentos decidiu suspender temporariamento os embarques de carne de frango da sua planta de processamento em Xaxim (SC) para a China, enquanto aguarda a conclusão da investigação sobre detecção de traços do novo coronavírus em embalagem de produto exportado ao país.
“Apesar da absoluta confiança e da certeza que seu processo produtivo é isento da presença do vírus, a Aurora Alimentos, de modo a dar conforto às Autoridades Chinesas, optou por suspender temporariamente os embarques para a China, da planta de processamento de aves de Xaxim (SC), até que o episódio relatado em Shenzhen seja elucidado”, disse a empresa em comunicado na terça-feira (25).
A Aurora disse que comunicou sua decisão ao Ministério da Agricultura e ao GACC, órgão de sanidade animal da China.
A companhia reafirmou que não há evidência científica da transmissão do vírus via produto e/ou embalagem, e que implementou medidas para proteção dos trabalhadores.
“A Aurora Alimentos está convicta de que a transparência, a tradicional cooperação entre as autoridades sanitárias dos dois países e a observância dos preceitos científicos presidirão a análise do fato relatado, de forma que, em breve, sejam retomados os embarques dessa unidade para aquele país”, disse a empresa.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse separadamente que a apoia a decisão da Aurora de suspender os embarques temporariamente.
“Com a suspensão dos embarques, tanto Brasil quanto China poderão realizar suas investigações com mais tranquilidade”, disse a entidade em comunicado. (CarneTec)