A Arábia Saudita suspendeu as compras de carne de aves produzidas em 11 plantas brasileiras, disseram os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil em nota conjunta na quinta-feira (06).
“O governo brasileiro recebeu com surpresa e consternação a decisão da Arábia Saudita de suspender 11 estabelecimentos exportadores de carne de aves para aquele mercado. Não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões”, disseram os ministérios.
A Saudi Food and Drug Authority publicou nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar ao país no qual excluiu 11 unidades previamente permitidas. “Até o momento, apenas o Brasil foi objeto de atualização de lista de exportadores de carne de aves”, disseram os ministérios.
O governo brasileiro disse que já iniciou contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada do país em Brasília para buscar esclarecimentos.
“Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vista à pronta resolução da questão. Caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à OMC.” (CarneTec)