O Ministério da Agricultura informou no início da noite que tem monitorado os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, que desde a segunda quinzena de dezembro afeta a produção de milho, soja, uva e outras culturas em desenvolvimento. “Neste mês, está prevista a ida de técnicos ao Estado para verificar as condições das lavouras afetadas”, disse, em nota.

Conforme a pasta, até o momento, produtores do estado comunicaram 5.551 avisos de sinistros para as companhias seguradoras e instituições financeiras que operam o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) e o Proagro, conforme levantamento feito pela Secretaria de Política Agrícola. A maioria dos avisos está relacionada à seca. O volume de comunicados é considerado significativo em virtude do curto período de tempo, segundo a Secretaria.

“Dados das seguradoras mostram que foram 2.829 acionamentos do seguro rural. Do total, 291 foram para o milho, 1.320 para a uva e 1.218 para vistoria de lavouras de soja (boa parte para replantio). No Proagro, foram registrados 2.722 comunicados de perdas, sendo 1.824 em milho, 529 em soja e 369 no feijão.”