A missão técnica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) encerrou na sexta-feira a visita a unidades frigorificas de carnes bovina e suína do País e o resultado, segundo o Ministério da Agricultura, foi bom. “O retorno dos veterinários norte-americanos foi positivo”, disse a pasta em nota ao Broadcast Agro. Outras fontes do setor consultadas pela reportagem disseram ter ouvido que as visitas transcorreram bem, mas tinham mais informações.
Agora, o governo norte-americano enviará um relatório à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura apontando eventuais pontos com que devem ser solucionados.
Esses relatórios costumam ser enviados em até 30 dias.
As inspeções foram acertadas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em março, durante vista aos EUA. Na ocasião do anúncio, ela afirmou: “Este é um passo importante para que possamos voltar a exportar, num futuro próximo, carne in natura para os EUA”.
A missão chegou ao País no dia 10 de junho e visitou plantas de seis Estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além dos frigoríficos, o USDA vistoriou também dois laboratórios federais de defesa agropecuária: um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campinas (SP). Houve também vistoria de quatro Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), nos Estados de Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. (Estadão).