As ações chinesas fecharam em alta nesta segunda-feira, depois que as autoridades anunciaram um pacote de medidas para aumentar a confiança dos investidores, mas o mercado devolveu a maior parte dos fortes ganhos iniciais em meio a preocupações mais amplas sobre uma economia instável.
O índice blue chip CSI 300 China fechou em alta de 1,2%, distante do salto de 5,5% visto na abertura do mercado. O índice Hang Seng, de Hong Kong, terminou em alta de quase 1%, depois de mais cedo saltar 3,1%.
Pequim introduziu uma série de medidas no fim de semana para reforçar o mercado, como parte de várias outras medidas de apoio econômico ao longo das últimas semanas.
O Ministério das Finanças disse que vai reduzir pela metade o imposto sobre a negociação de ações. A Reuters informou na sexta-feira que o governo estava considerando um corte.
As medidas também incluem um ritmo mais lento de IPOs, novas regulamentações sobre reduções de participação dos principais acionistas e requisitos de financiamento de margem mais baixos.
“O pacote de políticas enviou um sinal claro para aumentar a confiança dos investidores à medida que o mercado atinge o fundo do poço”, disseram analistas da China Asset Management Co.
No entanto, “sem estímulos adicionais mais agressivos, estas políticas focadas nos mercados de ações por si só têm pouco impacto positivo sustentável nos mercados de ações, para não mencionar qualquer impacto positivo na economia”, disse Ting Lu, economista-chefe da Nomura.
“No longo prazo, os investidores ainda têm de se concentrar nas mudanças nos fundamentos econômicos do país”, afirmaram analistas da Western Securities.
(Notícias Agrícolas)