A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) estima que o volume de exportações brasileiras de carne bovina em 2018 deverá superar a previsão de crescimento de 10% anunciada pela entidade mais cedo neste ano.
“Caso as exportações se mantenham no mesmo ritmo de agosto e setembro, que foram recordes, a meta de crescer 10% neste ano será facilmente atingida, podendo se aproximar dos 15%”, disse a Abrafrigo em comunicado.
As exportações de carne bovina somaram 178,5 mil toneladas, alta de 32% em relação a setembro do ano passado. Em faturamento, a alta foi de 26%, para US$ 698 milhões.
Nos primeiros nove meses do ano, as exportações somaram 1,19 milhão de toneladas, alta de 12% na comparação anual. Essas exportações foram equivalentes a uma receita de US$ 4,9 bilhões, 13% acima da registrada no mesmo período do ano passado.
A China, por meio de Hong Kong, é a maior importadora de carne bovina brasileira, tendo comprado 43,3% do volume total do produto exportado pelo Brasil neste ano, ou 517,1 mil toneladas.
Egito (125,6 mil toneladas), Chile (84,2 mil toneladas) e Uruguai (37,3 mil toneladas) foram outros importadores a registrar fortes aumentos nas compras de carne bovina brasileira neste ano. (Estadao)