Bruna Giacon é graduanda em agronomia e estagiária pela Agrifatto
Caroline Matos é zootecnista e trainee pela Agrifatto
Nesta quinta-feira, 10, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Economia) disponibilizou os resultados parciais das Estatísticas da Produção Pecuária no quarto trimestre de 2020. No total foram abatidas 7,25 milhões de cabeças bovinos em todo o território nacional, demonstrando recuo de 5,8% quando comparado ao trimestre anterior. Já na comparação anual o número é ainda mais impactante, houve um ajuste negativo de 10,3% no número de animais abatidos durante o período.
Com relação a produção de carcaças, houve queda de 6,5% quando comparado ao 4°TRI/19 e baixa de 4,6% na comparação com o trimestre anterior, o que totalizou 1,96 milhão de toneladas produzidas entre outubro e dezembro de 2020.
Para a produção coureira o cenário não foi diferente, os estabelecimentos declararam ter adquirido 7,5 milhões de unidades inteiras de couro bovino, acumulando baixa anual de 3,9% e queda de 8,5% frente ao terceiro trimestre de 2020.
Ambiente diferente para as outras espécies, para suínos e frangos os abates no quarto trimestre de 2020 aumentaram, o que vem em linha com a redução do consumo de carne bovina pela população e preferência do consumidor por proteínas mais baratas. Durante o período foram abatidas 12,10 milhões de cabeças de suínos, alta de 1,06% ante o 4°TRI/19, porém redução de 4,7% quando comparado ao trimestre anterior.
Já o abate de frangos foi ainda mais favorável, foram abatidas 1,55 bilhão de cabeças, o avanço extraordinário de 5,5% na comparação anual e alta um pouco mais tímida de 2,5% ante o 3°TRI/20.
Os resultados detalhados serão divulgados no dia 18/03. Aguarde a próxima análise!
Agrifatto