A empresa saudita de processamento de carne bovina e de frango Tanmiah Food Group, com fábrica também nos Emirados Árabes Unidos, enviou o gerente geral de produtos de valor agregado, Mohammed Al Hammali (foto acima), para visitar a Anufood Brazil como comprador de proteína animal. Hammali também está buscando potenciais parcerias com fornecedores brasileiros para processar os produtos em suas instalações, nas fábricas da Arábia Saudita e de Dubai, nos Emirados, e vender com a marca própria do Brasil na região.

Em entrevista à ANBA no pavilhão de exposições São Paulo Expo, onde ocorreu a feira de alimentos e bebidas, Hammali disse que esta é sua primeira visita ao Brasil. “Eu vim em busca de duas coisas, comprar mais matéria-prima do Brasil para processar lá, e estou procurando uma companhia brasileira que queira ter uma presença em nosso mercado, um frigorífico que queira expandir para o Oriente Médio. Eles podem processar seus produtos em uma de nossas fábricas e vender com a marca deles”, informou o gerente.

A companhia foi fundada na Arábia Saudita em 1962, abriu escritório em Dubai há 15 anos e a fábrica no emirado começou a operar em 2011, na Dubai Industrial City. “Hoje, somos a segunda ou terceira maior companhia de carne de frango na região. Temos nossas próprias fazendas na Arábia Saudita, verticalizamos a produção de carne de frango”, contou Hammali. A verticalização normalmente ocorre quando a empresa se torna responsável por todo processo produtivo, incluindo o fornecimento das matérias-primas.

O gerente disse que busca um fornecedor que possa ser um parceiro estratégico, pois tem uma demanda estável de produtos como peito de frango sem pele e desossado, asa de frango, filé de frango e carne bovina, e que compra o produto congelado a granel e processa em formatos como filés, nuggets, entre outros, e vende para hotéis e restaurantes do Oriente Médio.

“Estava esperando que tivesse muitos fornecedores aqui na feira, mas infelizmente, na realidade atual, muita gente cancelou por medo do [corona] vírus. As empresas estão restringindo viagens e eventos, mas felizmente eu consegui me reunir com a C.Vale e a JBS. Espero conseguir me reunir com outras empresas até o fim do dia e, se necessário, posso ficar por mais alguns dias e adiar minha volta a Dubai. Considerando os desafios enfrentados neste momento, no geral foi uma visita produtiva”, avaliou. (DBO)