A colheita de milho no Rio Grande do Sul atinge 46% da área plantada no Estado, segundo a Emater. Conforme a empresa, a produtividade é boa nas áreas semeadas mais cedo e mais ao norte gaúcho, mas é menor nas lavouras semeadas mais tarde e que estão em regiões prejudicadas pela estiagem. Segundo levantamento, 11% das lavouras estão na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 8% em floração, 18% em enchimento de grãos e 17% estão maduras, para colher.

A Emater informou que as lavouras de soja tiveram desenvolvimento moderado na última semana e que 1% foi colhido. “Nas áreas onde as precipitações atingiram volumes adequados, as perspectivas de produtividade são normais. Já nos locais onde o volume foi menor ou nas quais não ocorreram precipitações, a soja apresenta sintomas de déficit hídrico e aponta para redução na produtividade.” Nesta semana, 8% da lavoura está em desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 58% na fase de enchimento de grãos e 6% maduro e por colher.

As lavouras de arroz estão com bom desenvolvimento, de acordo com a Emater. Da área semeada, 3% foi colhida. “Com o tempo quente e a plena radiação solar favorecendo a cultura, a expectativa é de bons rendimentos.” (Reuters)