Milho

O ministério da Economia divulgou as exportações da primeira semana de fevereiro (5 primeiros dias úteis).

Observa-se que as exportações com o milho estão gradualmente menores, consequência sazonal, neste período do ano a disponibilidade do milho é menor, com o foco voltando-se para os embarques com a soja.

Além disso, o mercado interno tem colocado preços mais competitivos, favorecendo maior dinamismo no mercado doméstico.

Segundo os dados divulgados ontem (10), o país embarcou 141,41 mil toneladas de milho neste início de fevereiro, com média diária de 28,28 mil toneladas.

O desempenho caiu 72% em relação ao mês anterior (em jan/20, o Brasil enviou 2,29 milhões de toneladas, com média diária em 104,3 mil toneladas). Além de recuo de 64% frente ao mesmo período do ano passado, quando 1,59 milhão de toneladas foram embarcadas.

Boi gordo

A Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgou ontem (10/02) as exportações de carne bovina in natura referentes aos 5 (cinco) primeiros dias úteis de fevereiro/20, que contabilizaram um volume total de 33,71 mil toneladas e uma receita de US$ 159,69 milhões.

A média diária registrada ficou em 6,74 mil toneladas, alta de 26,79% em relação à média de janeiro/19, além de aumento de 16,83% frente ao desempenho do mesmo período de 2019.

Projeções preliminares deste mês apontam entre 118 e 125 mil toneladas enviadas até o final de fevereiro, um cálculo considerando o histórico dos últimos três meses e uma possível queda dos embarques no último período do mês.

Entretanto, se a média diária se preservar, é possível que um volume ainda maior seja alcançado.

Soja

E se as exportações com o milho perderam força neste primeiro reporte de fevereiro, os embarques com a soja avançaram rapidamente.

Segundo os dados do Ministério da Economia, os embarques com o grão nos cinco primeiros dias úteis deste mês subiram 193% em relação ao mês anterior.

O país embarcou 992,85 mil toneladas de soja na primeira semana de fevereiro, com média diária em 198,57 mil toneladas (o desempenho diário no mês anterior registrou-se em 67,65 mil toneladas).

Mas na comparação anual, os embarques ainda estão menores, já que em fevereiro/19 o país enviou 5,26 milhões de toneladas, com ritmo diário de 263 mil toneladas (o desempenho atual está 24,6% inferior ante fev/19).

O fato é que os números do Ministério da Economia mostram que o mercado externo está aquecido, e combinado com o dólar valorizado em relação ao real, explicam os preços firmes neste início de colheita da safra.