O Ministério da Agricultura da China informou que um surto de vírus H5N6 da gripe aviária foi detectado em cisnes na região oeste de Xinjiang: 15 de um grupo de 150 cisnes morreram devido ao vírus e outros 15 estavam doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um surto do vírus H5N1 da gripe aviária atingiu também a Índia, desta vez em uma fazenda de aves no Estado central de Chhattisgarh. O vírus matou 5.634 das 21.060 aves da fazenda em Baikunthpur e todas as demais aves foram abatidas.
Caso de Peste Suína Africana é registrado na Bulgária
No continente europeu, as autoridades veterinárias da Bulgária declararam que abateriam 39.656 porcos após detectar um surto de Peste Suína Africana em uma fazenda no nordeste do país, a segunda fazenda industrial do país a ser atingida pelo vírus nos últimos cinco dias.
Oportunidades aos frigoríficos brasileiros
Com a Peste Suína Africana e agora a Gripe Aviária, ambos afetando o suprimento global de proteínas, todos os olhos estão voltados para novos desenvolvimentos de ambas as doenças e para a potencial oportunidade que elas oferecem aos frigoríficos brasileiros de exportar ainda mais proteína para os países afetados, especialmente a China.