Entre 20 e 26 de dezembro do ano passado, importadores chineses cancelaram compras de 13,3 mil toneladas de carne suína dos Estados Unidos
para entrega em 2019, mostra relatório semanal de exportações do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgado nesta manhã. Já para entrega em 2020, em igual intervalo de referência, a China adquiriu 9,7 mil toneladas da carne suína norte-americana. O montante representa 40,2% do total vendido pelos exportadores norte-americanos para 2020 na semana.

No mesmo período, foram embarcadas para o país asiático 10,4 mil toneladas do produto norte-americano, de contratos previamente fechados. Os embarques totais somaram 30,6 mil toneladas.

Apesar dos cancelamentos, a China foi o segundo maior importador semanal de carne suína norte-americana, atrás apenas do México (20 mil t). No acumulado da semana, as vendas líquidas dos EUA somaram 3,3 mil toneladas com entrega para o ano comercial 2019 e 24,6 mil toneladas com entrega para o ano comercial 2020.

Exportadores norte-americanos esperam realizar expressivas vendas para o país asiático, já que a China tem apresentado maior necessidade de importação de proteína animal por causa da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês).