A Coreia do Sul deve começar a importar carne bovina de Mato Grosso a partir de 2020, segundo avaliação feita pelo cônsul-geral do país, Hak You Kim. Em reunião com o governador do Estado, Mauro Mendes, na última quinta-feira, 31 de outubro, Kim destacou que a Coreia do Sul está finalizando a análise de risco para a importação do produto mato-grossense.

“A Coreia do Sul já importa carne suína do Sul do Brasil e estamos finalizando a análise de risco para a importação de carne bovina. Com o acordo de livre comércio com o Mercosul, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020, já devemos iniciar este comércio, especialmente com Mato Grosso”, afirmou o diplomata.

Em setembro, sete frigoríficos do Mato Grosso foram habilitados pelo governo chinês para exportar ao país. “Isso mostra que temos todas as prerrogativas para fornecer o produto para os países asiáticos, com condições de sanidade e qualidade”, disse, em nota, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda. (Portal DBO)