A China autorizou embarques de cortes suínos com osso produzidos em outros estados brasileiros além de Santa Catarina, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na segunda-feira (09).
Santa Catarina é o único estado brasileiro com status de livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A autorização para os embarques de cortes suínos de outros estados para a China foi anunciada juntamente com a notícia sobre a habilitação de 25 novas plantas brasileiras de carnes bovina, suína e de frango a exportarem ao país.
Dezessete plantas de carne bovina, seis plantas de aves, uma de suíno e uma de asinino estão entre as novas habilitadas.
A planta de carne suína habilitada é a unidade da BRF em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. A unidade de carne de frango da empresa nessa mesma cidade também foi habilitada.
Outras plantas de carne de frango habilitadas na mais recente lista são a unidade da Aurora Alimentos em Mandaguari (PR), a Coasul Cooperativa Agroindustrial em São João (PR), a Rio Branco Alimentos em Visconde do Rio Branco (MG), a Gonçalves e Tortola S.A. em Paraíso do Norte (PR) e a Granjeiro Alimentos em Rolândia (PR).
O Brasil passa a contar com 43 unidades produtoras de carne de frango e 11 unidades de carne suína autorizadas a exportar para a China, segundo a ABPA.
“As habilitações coroam o trabalho executado para as inspeções das unidades, com a inédita adoção da transmissão on-line, coordenado pelo Ministério da Agricultura e pela ABPA, juntamente com as empresas do setor”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra.
A China já é o principal comprador de carnes de aves e de suínos brasileiras, segundo a ABPA, tendo importado 348,2 mil toneladas de carne de frango e 133,5 mil toneladas de carne suína nos primeiros oito meses do ano. (CarneTec)