O aumento do interesse pela compra de novilhas para o atendimento de nichos específicos do mercado de carne de maior qualidade tem elevado o preço da arroba desta categoria. No Mato Grosso, em agosto, o valor da novilha quase encostou no preço da arroba do boi gordo, marcando uma diferença de apenas 1,77%, de acordo com informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O instituto relata ainda que o preço da novilha tem se aproximado da arroba do boi gordo desde abril deste ano. Enquanto no ano passado o valor do boi gordo encontrava-se em patamares mais elevados e estável, neste ano o movimento é de recuperação após as perdas com um caso de atípico de vaca louca no Estado. Além disso, o período atual, de seca, tem sustentado o movimento de alta, inclusive nas cotações das novilhas.
“Este movimento não era observado de forma mais intensa desde 2015, o que demonstra um bom momento de preços para quem trabalha com esta categoria na recria”, enfatiza o Imea. (Portal DBO)