A abertura do mercado indonésio para a carne bovina brasileira deve contribuir para a indústria de abates halal no Brasil. O país possui 88% da sua população declaradamente muçulmana. “Com esta abertura aumentará a porcentagem do mercado halal para as carnes brasileiras”, avalia, em nota, Chaiboun Darwiche, CEO da Siil Halal, empresa especializada em certificação halal  em Chapecó, Santa Catarina.

Ele acredita que pelo fato do Brasil já possuir um sistema de auto controle instalado de alta qualidade em termos sanitários e de segurança alimentar representado pelo Miniatério da Agricultura, além da elevada qualidade do sistema halal brasileiro, haverá novos anúncios como esse. “A indonésia passa a ser um case porque é o maior país islâmico do mundo”, define.

O Brasil é hoje o maior produtor mundial de carne halal e, segundo Darwiche, a conformidade com os padrões islâmicos de abate foram uma das principais exigências na habilitação dos frigoríficos no país. “O Brasil tem o sistema mais moderno e mais seguro do mundo para abate halal. Qualquer exigência que venha a ser feita, o país conseguirá se adaptar”, diz. (Portal DBO)