A disseminação da peste suína africana na Ásia, que está aumentando a demanda por carnes produzidas em outras partes do mundo, influenciou a elevação da estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário do Brasil em 2019.

O Ipea elevou sua estimativa para o crescimento do PIB agropecuário brasileiro de 0,4% para 0,6%, impulsionado pelo desempenho da pecuária.

“A maior contribuição para esse aumento é de bovinos, com previsão de incremento de 3% em relação ao ano passado – o grupo dos bovinos contribui com cerca de metade do PIB da pecuária”, disse o Ipea em nota divulgada na terça-feira (28).

“Além do bom desempenho esperado para os bovinos, há destaque para os suínos, com projeção de aumento na produção de 5,6% devido à disseminação da peste suína africana na China, que causará grande impacto na produção de carne de porco naquele país.”

Mais de 2,6 milhões de suínos já morreram ou foram sacrificados em países asiáticos como consequência da peste suína africana, segundo informações contabilizadas pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e divulgadas nesta semana. (CarneTec)