O governo vai disponibilizar um adicional de 500 milhões de reais para a linha de financiamento de máquinas agrícolas Moderfrota, válida ainda para o Plano Safra 2018/19, que termina em junho, disse nesta segunda-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Conforme a ministra, que fez a declaração durante a abertura oficial da feira de tecnologia agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o governo conseguiu “raspar o tacho” neste fim de programa para garantir tal crédito.
O Moderfrota é um dos financiamentos mais demandados por produtores para a aquisição de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras e equipamentos para beneficiamento de café. Os recursos são oferecidos com juros subsidiados, repassados por bancos comerciais credenciados.
No atual Plano Safra, foram disponibilizados mais de 8 bilhões de reais em crédito para o Moderfrota.
Tereza também revelou que o próximo Plano Safra, o 2019/20, válido a partir de julho, terá os detalhes divulgados em 12 de junho.
A ministra comemorou ainda a abertura do mercado indiano ao frango brasileiro. Na semana passada, a Seara Alimentos, do grupo JBS (JBSS3.SA), recebeu a autorização para embarcar a proteína à nação asiática, com os primeiros envios ocorrendo nas próximas semanas.
Além disso, a titular da Agricultura avaliou que o governo do presidente Jair Bolsonaro já conseguiu “destravar” registros de mais de 200 produtos para uso no setor agropecuário, o que permitirá redução de custos ao produtor.
“Só temos quatro meses de governo e muita coisa já aconteceu… Não é possível a trava que se tinha e que ainda tem, mas muito já se fez nesses quatro meses para a simplificação dos processos, para que o ‘Custo Brasil’ diminua, para que possamos produzir com segurança jurídica e tranquilidade”, afirmou a ministra.
“O Brasil produz muito e pode produzir muito mais.”
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de commodities como café, suco de laranja e carne de frango, além de figurar como principal embarcador de soja e açúcar.
Fonte: Reuters