Diante a crescente ameaça da peste suína africana na Ásia, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que está intensificando a fiscalização em portos e aeroportos do país. Nesta semana, a secretaria de Defesa Agropecuária da pasta apreendeu 211,7 quilos de produtos em operação realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, entre os dias 24 e 25.

“As ações de fiscalização foram intensificadas pelo Mapa para evitar o ingresso no país do vírus da Peste Suína Africana (PSA), que afeta o rebanho chinês. A vigilância agropecuária internacional é de suma importância para proteger o rebanho brasileiro”, observou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.

Na última quarta-feira (24) foram apreendidos 90 Kg de produtos e fiscalizados 1.688 passageiros de voos vindos de Dubai (Emirates), Joanesburgo (SSA), Paris (Air France), Amsterdã (Klm), Istambul (Turkish) e Doha (Qatar).

Na quinta-feira (25) a operação fiscalizou mais 121,7 kg de produtos nos voos vindos de Chicago, Nova York, Houston – EUA –, Toronto (CAN), Addis Abeba (ETH), Assunção (PAR), Buenos Aires (ARG), Santa Cruz de la Sierra (BOL) e Cochabamba (BOL). (Portal DBO)