A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reunirá na próxima semana com 51 embaixadores de países árabes, visando manter o diálogo e cooperação com estes parceiros comerciais após o governo brasileiro definir a instalação de um escritório de negócios do Brasil em Jerusalém, informou o Mapa.

“Nós vamos continuar perseguindo esse bom entendimento, esse bom relacionamento com os árabes, com os muçulmanos, com quem gostamos muito de ter relações comerciais, no Ministério da Agricultura e com os produtos da agropecuária brasileira”, disse Tereza Cristina, conforme nota divulgada pelo ministério.

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou nesta semana a instalação de um escritório comercial do Brasil em Jerusalém, em vez da transferência da embaixada que fica em Tel Aviv, em território palestino, conforme tinha afirmado anteriormente.

A intenção inicial de Bolsonaro de transferiar a embaixada para Jerusalém causou descontentamento nos países árabes, que são grandes compradores de carnes halal brasileira, e preocupou exportadores de carnes brasileiros.

Tereza Cristina disse que a decisão para instalação do escritório de negócios, em vez da embaixada, é um “meio-termo”.

“A gente sabe do ânimo que existe na região, mas o Brasil é um país amigo de todos os países, e na área comercial temos um peso muito grande no mundo árabe, no mundo islâmico”, disse ela.

“No que depender de mim como ministra e do setor produtivo, que apoia o relacionamento, vamos continuar fazendo com que cresça essa cooperação comercial entre os países do mundo árabe e o Brasil, e fique cada vez mais robusta.” (CarneTec)