Por Editores de CarneTec Brasil em 31/01/2019
A JBS informou na quarta-feira (30) que confirmou sua participação na segunda edição da China International Import Expo (CIIE), que será realizada em novembro e já é considerada a maior feira de negócios do país asiático, segundo a empresa. Para 2019, a JBS ampliará em 50% a área de seu estande, que passará de 100 para 150 m². O objetivo será apresentar o portfólio completo de todos os negócios, incluindo JBS Carnes, Seara, JBS Novos Negócios e JBS Australia.
“Tivemos uma participação acima das expectativas na primeira edição da feira. Assinamos Memorandos de Entendimentos – MoU, na sigla em inglês – que podem ultrapassar a marca de US$ 3,4 bilhões pelos próximos anos, contemplando todos os negócios da JBS. Com o lançamento da marca Friboi na China, além de estreitarmos as parcerias já firmadas no fim de 2018, estamos confiantes no crescimento deste mercado a partir de novos negócios que vamos buscar ao longo de 2019 e na próxima edição da feira”, disse em nota o presidente da JBS Carnes, Renato Costa.
“Nossa presença na China se iniciou há mais de dez anos e, na feira, a Seara teve um desempenho muito positivo, uma vez que celebramos novos contratos de distribuição e expandimos canais de vendas. Em 2018, aumentamos nossa participação nos canais de varejo e food service com novos distribuidores dedicados e focados no nosso portfólio de produtos. E iniciamos parcerias importantes no e-commerce com os dois maiores operadores deste canal na China”, afirmou na mesma nota a presidente da Seara, Joanita Maestri Karoleski, revelando ainda que o comércio on-line já representa mais de 20% das compras totais no mercado chinês.
Para este ano, a JBS espera prospectar novos negócios durante a feira e ampliar ainda mais as atuais parcerias com os clientes chineses, aumentando o portfólio em cada um dos canais. Atualmente, o país asiático é um dos principais destinos dos produtos da JBS e responde por mais de 20% de todas as exportações realizadas pela companhia.
Durante o evento Fórum Empresarial da 2ª CIIE, realizado em dezembro em São Paulo (SP), executivos da JBS tiveram oportunidade de compartilhar com demais empresários brasileiros as impressões sobre a participação na feira.
Na ocasião, autoridades e representantes chineses, como a cônsul geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o vice-diretor geral do bureau da CIIE, Sun Chenghai; e Zhang Xinyuan, da filial brasileira do Bank of China, mencionaram os acordos históricos fechados pela JBS durante a primeira edição da CIIE. Além da assinatura do MoU com o Alibaba, de US$ 1,5 bilhão, a companhia assinou acordos relevantes com outros parceiros chineses, como Unifood, Grand Farm e CP.
Durante a CIIE, a JBS também foi nomeada como uma das vice-presidentes da Aliança de Expositores da feira, junto de outros sete associados. A partir do comitê, que reúne 20 importantes players globais, a expectativa é desenvolver e fomentar um ambiente de cooperação para novas parcerias com vista ao mercado chinês.
A segunda edição da CIIE será realizada no National Exhibition and Convention Center de Xangai e terá cinco áreas temáticas: Alimentos, Consumo, Equipamentos, Saúde e Serviços. As empresas expositoras terão mais de 270 mil m² na área interna e outros 30 mil m² de área externa para prospectarem novos negócios em um dos principais mercados do mundo.