Por CarneTec – 03/01/2019

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu no fim de dezembro três novos inquéritos para apurar potenciais irregularidades cometidas por controladores e executivos do grupo JBS S.A., segundo informações no site da entidade.

Os inquéritos são resultado de processos administrativos que a CVM abriu após informações divulgadas pelos executivos e acionistas controladores da JBS nos acordos de colaboração e delação premiada fechados com o Ministério Público Federal (MPF) em 2017. Nos testemunhos aos procuradores, os delatores revelaram o pagamento de propina a políticos brasileiros, entre outras irregularidades.

Um dos inquéritos abertos no fim de dezembro investiga a inobservância dos deveres fiduciários do acionista controlador e de administradores da JBS diante dos fatos divulgados nos acordos de colaboração de executivos da companhia e da acionista controladora J&F Investimentos.

O segundo inquérito investiga eventuais irregularidades relacionadas à potencial inobservância dos deveres fiduciários dos administradores da BRF S.A., também com base em fatos divulgados pelos executivos da JBS aos procuradores.

Já o terceiro inquérito apura a inobservância de deveres da J&F e dos administradores da Eldorado Brasil Celulose em função das práticas tornadas públicas pela Operação Greenfield, deflagrada em 2016 para investigar desvios de fundos de pensão de empresas estatais.

A CVM mantém outros diversos processos administrativos e outros procedimentos abertos para apurar irregularidades envolvendo controladores do grupo JBS.