O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou há pouco que o Brasil receberá no ano que vem missões da União Europeia para avaliação do setor de proteína animal. As datas ainda não foram definidas. “Hoje fomos contemplados no cronograma de missões da UE para frangos, carne bovina e pescados para 2019”, informou Maggi.

De acordo com o ministro, depois das operações Carne Fraca e Trapaça, da Polícia Federal e do Ministério Público, a imagem do Brasil ficou comprometida na Europa, mas, feitos “ajustes e mudanças de normas e retirada a influência política na inspeção”, o bloco decidiu enviar a missão em 2019. Com novo comando, da ministra indicada Tereza Cristina, o Ministério “poderá dar sequência à reabilitação das plantas de frangos e a volta do pescado à Europa”, relatou Maggi.

O ministro explicou, sem detalhar, que o uso de ajudantes nas linhas de abate de animais “foi aceita e congratulada”. “Pedem apenas um cronograma de implementação”, afirmou.

Desde a deflagração da Operação Trapaça, em março deste ano, a UE embargou 12 plantas de aves da BRF. Com base no andamento das negociações federais, a expectativa de representantes do setor de proteína animal é de que este embargo seja derrubado ainda no primeiro semestre de 2019, conforme informou a coluna do Broadcast Agro nesta semana.

No último balanço trimestral, os executivos da companhia mostraram pouco otimismo quanto à retomada dos embarques ao bloco no curto prazo. O bloqueio às exportações para a UE foi um dos fatores que contribuiu para a construção do plano de reestruturação financeira que está em andamento na BRF e visa levantar R$ 5 bilhões com medidas como a venda de ativos na Europa, Argentina e Tailândia.

No segmento de bovinos, o temor é de que o bloco europeu aumente as importações dos Estados Unidos de produtos que, originalmente, seriam destinado à China. Com a guerra comercial entre os EUA e a China, o aumento de competitividade dos norte-americanos no mercado europeu pode representar um risco para os exportadores brasileiros da proteína. (AE)