Os embarques de carne bovina brasileira para o exterior aumentaram 10% de janeiro a outubro, na comparação com igual período de 2017, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) nesta semana.
O Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de carne bovina nos dez primeiros meses do ano. Em receita, esses embarques equivaleram a US$ 5,34 bilhões, crescimento de 8% ano a ano.
Essa alta no volume está em linha com a estimativa inicial da Abrafrigo para crescimento das exportações no ano. Em outubro, a entidade informou que caso as exportações mantivessem até o fim do ano o mesmo ritmo mensal observado em agosto e setembro, os embarques de carne bovina poderiam crescer até 15% em 2018.
No mês de outubro, o Brasil exportou 161,5 mil toneladas de carne bovina, o terceiro melhor resultado já registrado mensalmente e alta de 12% ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com setembro, quando o país registrou o seu segundo melhor resultado mensal, as exportações em outubro caíram 10%.
O faturamento com os embarques de carne bovina em outubro somou US$ 619,5 milhões, alta de 3% na comparação anual.
O crescimento nas exportações de janeiro a outubro ocorreu principalmente pela grande demanda da China, que comprou 585,3 mil toneladas no ano, ou 44,1% do total exportado pelo Brasil, considerando as compras da China continental e de Hong Kong.
O Egito foi o segundo maior importador de carne bovina brasileira no ano, tendo comprado 147,9 mil toneladas, seguido de Chile, com 92,4 mil toneladas. (CarneTec)