As exportações brasileiras de carne de frango em setembro alcançaram 363,8 mil toneladas, queda de 6% ante igual mês de 2017, informou ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O volume leva em conta todos os produtos, entre in natura e processados, e gerou receita de US$ 582,3 milhões, montante, 8,8% abaixo do reportado há um ano.

“O volume de exportações registrado em setembro foi expressivo diante do número menor de dias úteis do período, se compararmos com outros meses do ano”, afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra, em comunicado

No acumulado do ano, os embarques de carne de frango do Brasil totalizam 3,06 milhões de toneladas, ante quase 3,31 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2017, uma redução de 7,5%.Os embarques têm sido prejudicados ao longo do ano pelo embargo europeu.

Suínos

Os embarques de carne suína do País chegaram a 48 mil toneladas em setembro, um volume 8,6% menor frente às 52 mil toneladas registradas no ano passado.

O total acumulado até o nono mês de 2018 é de 395,9 mil toneladas, ante 453 mil toneladas em igual período do ano passado, disse a ABPA.

O setor enfrenta dificuldades desde dezembro do ano passado quando a Rússia, principal cliente brasileiro, deixou de importar o produto. (Estadão)