A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a pesquisa para coletar os dados que irão compor o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, que será divulgado no dia 14 de janeiro. Realizada pelos técnicos da Companhia no período de 16 e 20 de dezembro, a pesquisa abrange todas as principais regiões produtoras do Brasil e foca nas culturas da primeira safra, como arroz, feijão, milho e soja, atualização das culturas de inverno e as perspectivas para as lavouras de segunda safra.
O levantamento ocorre em um período crucial para a definição das produtividades das lavouras, fornecendo informações essenciais sobre o desenvolvimento das culturas. De acordo com a área técnica, as condições climáticas, até o momento, têm mostrado ser favoráveis para a maioria das culturas. No caso do feijão e da soja, culturas de ciclo mais curto, algumas lavouras encontram-se em estádios avançados de floração, maturação e iminente colheita. Já o milho e o arroz, dois dos grãos mais importantes na produção brasileira, estão, em sua maioria, na fase de desenvolvimento vegetativo, com boas perspectivas de crescimento da produção.
A pesquisa da Conab é realizada com o apoio de informações fornecidas por produtores, cooperativas e empresas agrícolas. Para complementar a análise, são utilizados dados de georreferenciamento, que permitem mapear as áreas cultivadas e estimar a produtividade.
O 4º Levantamento de Acompanhamento da Safra de Grãos 2024/2025 irá fornecer uma visão detalhada sobre a produção da safra e contribuirá para a tomada de decisões no setor agrícola. No terceiro levantamento, divulgado neste mês, a Conab projetou a produção da safra brasileira em 322,4 milhões de toneladas, com uma área de 81,3 milhões de hectares e uma produtividade média de 3.961 kg por hectare.
(Notícias Agrícolas)