Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (26) uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que institui o Institui o Centro de Operação de Emergência (COEMMA Influenza Aviária). Há dois meses o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) havia instituído o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária).
Segundo o documento, o objetivo é “propor e coordenar ações ambientais para mitigar os efeitos da emergência zoossanitária em função da detecção da infecção pelo vírus influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e suas vinculadas”.
As atividades do Centro de Operações terão duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, por ato da Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O COEMMA contará com representantes da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

(Notícias Agrícolas)