O Ministério da Agricultura confirmou nesta quinta-feira (15/6) mais um caso de gripe aviária em território brasileiro, e, com isso, já são 32 focos da doença identificados no país. Todos os focos confirmados até o momento foram em aves silvestres, o que significa que não houve casos da doença em animais de granjas de produção comercial, como os frangos vendidos nos supermercados.
Com isso, o Brasil continua sendo reconhecido no mercado internacional como um país livre da doença. A manutenção desse status é particularmente importante para o comércio global de carne de frango, já que o país é o maior exportador dessa proteína no mundo.
O novo caso é de gripe aviária de alta patogenicidade, aqueles em que o animal provavelmente apresentará os sintomas da doença. A ave, da espécie trinta-réis-real, foi encontrada no município de Prado, na Bahia. Esse foi o segundo foco no Estado e o sétimo no país em que o infectado era dessa espécie.
O Brasil não registrava novos focos de gripe aviária desde a última sexta-feira (9/6). Segundo o painel de investigações de síndrome respiratória e nervosa das aves feitas pelo Serviço Veterinário Oficial, que o Ministério da Agricultura atualiza diariamente, há 12 casos suspeitos em investigação no país, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
(Globo Rural)