Uma grande frente fria avançou sobre o Sul do Brasil e trouxe uma massa de ar frio polar de forte intensidade. As temperaturas despencaram, não apenas nos estados do Sul, mas até em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O frio chega até Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Além do frio, são esperados volumes de chuvas elevados até a sexta-feira (16/6) em Mato Grosso do Sul, São Paulo e nos três estados do Sul. De acordo com a Climatempo, a chuva prevista é motivo de preocupação “porque em poucos dias deve chover muito mais do que a média normal para junho”.
A previsão é de acumulados médios entre 100 e 300 milímetros no nordeste do Rio Grande do Sul, no sul, leste e nordeste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul e litoral de São Paulo.
Na quinta-feira (15/6), a baixa pressão atmosférica que estará na costa entre São Paulo e Santa Catarina vai se intensificar e dará origem a um ciclone extratropical.
Alertas
Diante disso, a Defesa Civil de Santa Catarina e a Defesa Civil de São Paulo emitiram alertas de chuva volumosa que pode causar transtornos para a população, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
Na costa leste do Nordeste, a tendência é de manutenção da chuva forte, desde o litoral norte da Bahia, passando por Sergipe, Alagoas e Pernambuco, até a Paraíba.
Por outro lado, uma área de alta pressão impede a formação de nuvens carregadas sobre o interior e o oeste da região. “O tempo fica firme, com baixa nebulosidade e sol forte e o oeste baiano mantém umidade relativa do ar abaixo dos 30%”.
(Globo Rural)