A Comissão Europeia chegou a um acordo que vai permitir o trânsito de grãos ucranianos em cinco países da União Europeia (UE) que tinham imposto restrições à passagem dos produtos por seus respectivos territórios, disse na sexta-feira (28) o vice-presidente da comissão, Valdis Dombrovskis, em publicação no Twitter.
Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia tinham proibido o trânsito de grãos ucranianos que tinham como destino outros países, alegando que os produtos acabavam entrando em seus mercados, prejudicando agricultores locais.
A Comissão Europeia vai propor medidas de salvaguarda de emergência para os quatro produtos agrícolas ucranianos mais sensíveis – trigo, milho, colza e sementes de girassol -, disse Dombrovskis. Segundo ele, haverá um pacote de ajuda financeira de 100 milhões de euros para agricultores daqueles cinco países. Em contrapartida, os países vão abandonar as medidas restritivas adotadas de forma unilateral. “Portanto, temos uma solução que aborda preocupações tanto dos agricultores nos Estados-membros vizinhos quanto da Ucrânia”, afirmou.