Os futuros do de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira, com preços sustentados pelo clima seco que colocou o cereal de Kansas City em risco e a ameaça da Rússia de contornar um acordo de grãos negociado pela ONU, disseram operadores.
O também fechou em alta, embora a tenha caído à medida que o clima quente e seco melhorou as perspectivas de plantio nos Estados Unidos, disseram analistas.
“Na parte ocidental do cinturão, onde está todo aquele trigo com alto teor de proteína, eles precisam de chuva, então é um empurra-empurra”, disse Craig Turner, corretor de commodities da Daniels Trading.
O relatório semanal de progresso da safra do Departamento de Agricultura dos EUA disse que 27% do trigo de inverno estava em condições boas a excelentes, em comparação com 28% há uma semana – empatado com o pior já registrado no início de abril.
O contrato de trigo mais ativo em Chicago subiu 3 centavos a 6,7850 dólares por bushel, enquanto o trigo vermelho duro de inverno de maio em Kansas fechou em alta de 11,5 centavos, a 8,76 dólares o bushel.
O milho subiu 10,50 centavos a 6,54 dólares por bushel, enquanto a soja fechou em queda de 5,50 centavos a 14,8725 dólares por bushel.
A Rússia ameaçou na sexta-feira contornar o acordo de grãos negociado pela ONU, a menos que os obstáculos às suas exportações agrícolas fossem removidos, enquanto as negociações na Turquia concordaram que a remoção de barreiras era uma condição necessária para estender o acordo além do próximo mês.
(Reuters)