A Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou, em relatório semanal, que 2% da safra de soja da Argentina apresentava condição boa ou excelente na última semana, sem variação ante a semana anterior. A parcela em condição normal passou de 23% para 25%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 75% para 73%.

Segundo a bolsa, chuvas nas últimas semanas melhoraram a condição hídrica nas áreas semeadas, mas não afetaram os rendimentos. A bolsa informou também que teve início a colheita de soja primeira safra no centro da área agrícola. Os rendimentos até agora estão abaixo das mínimas históricas e das expectativas iniciais. Caso essa tendência persista, a estimativa atual de produção, de 25 milhões de toneladas, poderá ser reduzida, disse a bolsa.

Quanto ao milho, produtores argentinos tinham colhido 5,4% da área apta até a última semana, com rendimento médio nacional de 3.450 quilos por hectare. A bolsa manteve sua estimativa de produção em 36 milhões de toneladas, mas observou que, caso a produtividade continue abaixo das expectativas iniciais, essa projeção poderá ser cortada novamente.

A parcela da safra de milho em condição boa ou excelente diminuiu de 7% para 6%. A bolsa disse que a parcela em condição normal passou de 33% para 36%. Já o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 60% para 58%.

(Broadcast Agro)