O Brasil exportou 1,3% mais carne de frango em fevereiro, com 379,2 mil toneladas, em comparação com igual mês do ano passado. Já o faturamento no segundo mês de 2023 foi 11,1% superior, com US$ 736,3 milhões, na comparação com igual período. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e consideram todos os produtos, entre in natura e processados.

Nos dois primeiros meses do ano, as vendas, em volume alcançaram 800,1 mil toneladas, ou 10,6% mais ante janeiro/fevereiro do ano passado. A receita chegou a US$ 1,593 bilhão, ou 24,5% acima do primeiro bimestre de 2022.

A China continua figurando como principal cliente do Brasil nas compras de carne de frango, importando 111,7 mil toneladas da proteína no primeiro bimestre deste ano, ou 23,2% acima de igual período do ano passado. A Arábia Saudita vem em segundo lugar, com 62,4 mil toneladas (+71,9%), seguida por África do Sul, com 61,7 mil toneladas (+9,6%), Emirados Árabes Unidos, com 61,2 mil toneladas (-28,5%), Japão, com 60,7 mil toneladas (+10%) e União Europeia, com 40,1 mil toneladas (+15,8%).

Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, “a demanda internacional pelo produto brasileiro segue em alta, com pontuais mudanças sendo compensadas pela elevação das compras de outros países importadores”, disse, na nota. “Neste ano, vimos mercados tradicionais, como China e União Europeia, retomarem protagonismo no desempenho dos embarques de carne de frango do Brasil, indicando uma tendência de comportamento de compras que deve se manter ao longo de 2023.”

(Broadcast Agro)