O Ministério da Agricultura autorizou, esta semana, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), no Rio Grande do Sul, a realizar exames de diagnóstico para peste suína africana (PSA) e síndrome respiratória e reprodutiva suína. O laboratório é subordinado à Secretaria de Agricultura gaúcha, conforme nota da pasta divulgada hoje.

Segundo a secretaria, desta maneira, o centro estadual passa a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Ministério da Agricultura. O local, sediado em Eldorado do Sul, já realiza análises de brucelose, peste suína clássica, doença de Aujezsky e sarna e integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do ministério.

“A aprovação representa um ganho para a Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul e vai ao encontro do proposto no Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do ministério”, diz a integrante do Programa Estadual de Sanidade Suídea, Juliane Galvani. Ainda conforme ela, os laboratórios credenciados passam a efetuar os testes de triagem para essas doenças, agilizando o diagnóstico – cujo prazo do resultado é em torno de três dias – e, por consequência, favorecendo a rápida e efetiva atuação do Serviço Veterinário Oficial frente às ocorrências a campo.

(Broadcast Agro)