Os contratos futuros de farelo de negociados na bolsa de Chicago atingiram seu nível mais alto em quase nove anos nesta segunda-feira, devido a compras especulativas e incertezas sobre as perspectivas de safra na Argentina, apesar das chuvas recentes, disseram analistas.
O aumento dos valores do farelo de soja elevou os contratos da soja, enquanto o e o subiram devido às preocupações com o futuro do esquema de transporte seguro da Ucrânia para as exportações de grãos.
O farelo de soja fechou com alta de 4,60 dólares, a 504 dólares por tonelada curta, depois de atingir 508,20 dólares, o mais alto valor em um gráfico contínuo do contrato mais ativo desde junho de 2014.
A soja fechou com alta de 0,25 centavo, a 15,4275 dólares por bushel. O milho encerrou com ganhos de 4,50 centavos a 6,85 dólares por bushel, e o trigo terminou em alta de 6 centavos a 7,92 dólares.
Analistas disseram que houve um movimento indicando compras de fundos, já que os quatro primeiros meses de contrato atingiram novas máximas de contrato.
O apoio fundamental resultou da incerteza sobre a oferta na Argentina, atingida pela seca, o maior exportador mundial de farelo de soja e .
O centro-leste da Argentina, o centro agrícola do país, recebeu entre 5 e 25 milímetros de chuva na segunda-feira. Mas, dada a seca persistente do país, além das altas temperaturas da semana passada, os benefícios serão de curta duração, disseram os meteorologistas.
(Reuters)