A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) manteve as estimativas de produção e de esmagamento de soja na safra 2022/23. Para a safra, a Abiove projeta colheita de 152,6 milhões de toneladas e processamento interno de 52,5 milhões de toneladas. Se confirmados, ambos volumes serão recordes. As informações são do relatório mensal, divulgado hoje pela entidade.
Em relação ao farelo e ao óleo de soja, a Abiove projeta, respectivamente, produção de 40,2 milhões de toneladas e 10,7 milhões de toneladas, números também inalterados na comparação com o projetado em janeiro. A associação pondera que as estimativas consideram a retomada do cronograma de mistura obrigatória do biodiesel ao diesel de 15% a partir de março, conforme previsto em lei.
As exportações de soja em grão da temporada atual são projetadas pela Abiove em 92 milhões de toneladas, estável ante o relatório anterior. A Abiove manteve também as estimativas de vendas externas de 20 milhões de toneladas de farelo de soja e 1,75 milhão de toneladas de óleo de soja. As exportações do complexo soja devem gerar receita de US$ 65 bilhões neste ano, arrecadação sem precedentes, estima a Abiove.
Safra 2021/22 – A Abiove elevou a estimativa de produção de soja na temporada 2021/22 de 128,5 milhões de toneladas para 128,6 milhões de toneladas. As projeções de processamento de soja em grão, de 50,4 milhões de toneladas, produção de farelo de soja, de 38,6 milhões de toneladas, e de óleo de soja, de 10,2 milhões de toneladas, permaneceram inalteradas.