O Rabobank espera que o Brasil eleve o volume de exportações de carne de frango em 2023 em 3% em relação a 2022 para um novo recorde, impulsionado pela competitividade do produto brasileiro no exterior, segundo episódio do podcast do banco Foco no Agronegócio sobre as perspectivas para a carne de frango em 2023.
“A gente acredita que o mercado halal vai continuar trazendo bastante oportunidade pra gente em termos de demanda e, de uma maneira geral, essa questão do mundo (produção) em desaceleração pode trazer novos destinos pra gente, pode trazer demandas de mercados que não tinham muitas oportunidades até então e consolidar nossa posição em mercados em que a gente já atua”, disse o analista de proteína animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa.
A Coreia do Sul é um dos mercados de destaque para o Brasil, com perspectivas de aumento nas compras de carne de frango brasileira, segundo o analista.
O Brasil continua livre de influenza aviária, enquanto outros países exportadores lidam com surtos da doença, e a proteína brasileira também continua a ter preços competitivos apesar da persistência na alta dos custos de produção. Esses fatores, somados à redução na oferta da Ucrânia como resultado do conflito com a Rússia, tendem a favorecer o Brasil no comércio internacional.
O Rabobank estima alta de 1,5% a 2% na produção de carne de frango brasileira em 2023.
Yanaguizawa reafirmou a perspectiva de estagnação para o consumo per capita de carne de frango brasileiro que, segundo ele, está próximo do pico. A melhora na competitividade da carne bovina, com o aumento da oferta desta proteína reduzindo os preços neste ano, tende a impactar o consumo de carne de frango.
(CarneTec)